Lentes de Contato

Posted by Grupo Web de Comunicação on 18:20 with 1 comment
Os Garotos hoje em dia estão cada vez mais preocupados com seu visual , cada vez mais vaidosos. E a lente de contato esta sendo bem procurada por eles, digamos para chamar a atenção da garotas, em busca da perfeição talvez!

Antes de falar disso, vamo entender o que Leonardo da Vinci tem a ver com a descoberta das lentes de contato? Dizem os estudiosos, que na Itália em 1508, o grande artista,  inventor e visionário, teve tudo a ver com a ideia que futuramente levaria o conhecimento da lente. Como se não bastassem sua imensa contribuição artística e as mais diversas invenções em áreas como Engenharia, Botânica e Ciências, acredita-se que da Vinci (1452-1519) foi quem primeiro imaginou as lentes de contato. Isso porque o italiano idealizou um sistema capaz de neutralizar o poder da córnea com o auxílio da água. Em seu trabalho, da Vinci desenhou um homem com o rosto imerso em uma cuba cheia de água. Ao olhar através dela, os erros refrativos seriam corrigidos. “Hoje, sabe-se que da Vinci estava buscando, na realidade, um modelo de olho esquemático para comprovar que a imagem, ao penetrar no olho humano, sofre duas inversões, estando na posição correta ao atingir a retina. Por isso, o desenho nada tem a ver com o conceito atual de lentes de contato.

De verdade, em 1887 - Portanto, não foi nos tempos do descobrimento do Brasil, mas somente depois de alguns séculos que a idéia da lente de contato começou a aparecer. Em 1823, o astrônomo e físico inglês John Frederick William Herschel propôs a confecção de uma espécie de lente de contato para corrigir o astigmatismo irregular.Mas as primeiras lentes surgiram de fato somente em 1887 e tinham a finalidade de proteger os olhos em vez de corrigir a visão. Elas foram fabricadas graças a um pedido do professor da Universidade de Bonn, na Alemanha, Edwin Theodor Saemisch, ao fabricante de olhos artificiais, a F.A.Müller. Saemisch queria que Müller produzisse uma lente para proteger a córnea de um paciente que tivera as pálpebras retiradas cirurgicamente.

Daí para o século XXI, foram realizados vários estudos até chegar nas lente como conhecemos hoje. A variedade de lente é tamanha que existe, além das tradicionais, lentes que mudam as cores do olhos, passando por várias cores até o vermelho e lente que aumenta os tamanho do olhos, como as que utiliza a cantora Lady Gaga em um dos seus vídeos.

Virou moda entre adolescentes, Lembre-se o uso de qualquer tipo de lente deve ter acompanhamento médico oftalmológico, pois, o uso indiscriminado pode causar lesões irrevercíveis para seus olhos e sua visão. Cuide-se sempre!


By Adriano Lopes

Redes Sociais


Categories: