Beleza Masculina - Barbeiros - UMA VIAGEM PELO TEMPO

Posted by Grupo Web de Comunicação on 08:08 with No comments

BARBEIRO



UMA VIAGEM PELO TEMPO - DÉCADA DE 30
O DANDY ELEGANTE


Curto, elegante e liso, na década de 1930 o cabelo dos homens tinha um risco definido que conferia um look distinto. A nuca e os lados tendiam a ser muito curtos, com mais comprimento em cima. Colossal!


DÉCADA DE 40: O VAIDOSO
Os homens começaram a deixar crescer um pouco mais o cabelo e alisaram-no até à ponta – por vezes com uma onda muito ligeira. O risco lateral, tal como nos anos 30, continuou a ser uma característica marcante dos estilos da época.

DÉCADA DE 50: GRANDES CARACÓIS
A influência de estrelas de cinema como Elvis Presley e James Dean marcou um ponto de viragem nos estilos de cabelo. O look «rebelde» envolvia um grande caracol – quanto maior fosse, mais mau serias! – com patilhas cada vez mais compridas. Ao contrário de interpretações mais recentes do caracol, o original dos anos 50 era sempre certo e liso.

DÉCADA DE 60: TRUNFAS BRITPOP
Os Beatles epitomizaram não apenas o som dos anos 60 mas também o estilo de cabelo. O cabelo passou a ser mais comprido e puxado para a frente no que ficou conhecido como «corte à Beatle». Caía sobre as orelhas e colarinhos e tinha uma grande franja. O estilo tornou-se tão popular que os fabricantes de brinquedos da época começaram a produzir «Cabeleiras Beatle».

DÉCADA DE 70: CABELO HIPPIE
Os homens começaram a tornar-se um pouco mais experimentais, deixando o cabelo crescer em estilos mais compridos e desgrenhados, com muitas camadas. Na «época hippie» quase tudo se tornou aceitável em termos de cabelos. Isto explica o súbito aparecimento da infame «mullet».

DÉCADA DE 80: NEW WAVE
Durante os anos 80 surgiram inúmeros estilos de cabelo e todos precisavam de muita manutenção. Quer fossem Punk ou New Romantic, os homens começaram a recorrer a produtos especiais de styling para conseguirem looks mais extremos.

DÉCADA DE 90: GRUNGE & PÊRA
Depois dos looks andróginos dos anos 80, na década de 1990 os homens começaram a adoptar estilos mais tradicionais e tipicamente masculinos. O cabelo era curto dos lados mas com um pouco mais de comprimento em cima para poder ser penteado num estilo grunge «acabado de sair da cama».

ANOS 2000: ESTILOS INOVADORES & FAUXHAWKS
O «faux-hawk» foi uma das tendências mais inesperadas que surgiram na primeira década do século XXI. Era curto dos lados e ligeiramente mais comprido em cima, por isso podia ser penteado num mini mohawk. Em alternativa, os homens deixavam crescer mais o cabelo e deixavam-no cair sobre as orelhas para um look mais natural e desestruturado. 

CLASSIC SLEEK

Suave e brilhante, este estilo requer cabelo liso e em bom estado e, sim, alguma técnica de styling para conseguir "aquele" look perfeito. O «Classic Sleek» é inspirado nos cortes curtos e elegantes dos anos 30, mas tem um toque atual que o torna tão moderno como prático.
Como conseguir o look:

1. Começa por secar o cabelo com uma toalha antes de aplicar uma quantidade generosa de produto no cabelo úmido. Um gel “efeito molhado” é absolutamente essencial para conseguir o brilho, definição e precisão necessários para este look.

2. Trabalha o gel uniformemente e separa o cabelo por partes.
3. Faz um risco lateral baixo. Nota que o risco é «suave» e não deve revelar o couro cabeludo.
4. Se o cabelo perder a forma enquanto seca naturalmente, aplica um pouco de água e penteia novamente.


TAILORED CHIC

Uma homenagem aos cortes com poupa, populares em Nova Iorque durante os anos 50 e 60, este estilo tem um caracol de cabelo sobre a testa alisado para trás de um lado. Profundamente masculino, o cabelo é elegante, brilhante e penteado junto ao couro cabeludo.

Como conseguir este look:
1. Seca o cabelo com uma toalha para remover a água em excesso antes de aplicar uma camada uniforme de gel, desde as raízes até às pontas e da frente para trás.
2. Penteia os lados do cabelo junto à cabeça e em cima para trás.
3. Finaliza passando a frente para um lado para revelar a testa e deixa o cabelo secar naturalmente.
4. O cabelo deverá manter a fixação o dia inteiro, mas havendo muitos cabelos espetados alisa-os com mais um pouco de produto.


FRENCH SLICK

Este look com muito volume é maduro, suave e adequado para quase todas as ocasiões. O cabelo é cortado com um método de escadeado à volta das orelhas, conferindo um formato elegante e esculpido que é acentuado com os produtos de styling certos.

Como conseguir este look:
1. Aplica gel no cabelo limpo e molhado e distribui o produto com um pente de dentes largos.
2. Empurra o cabelo para cima e para o lado, usando o pente.
3. Se o cabelo começar a parecer-se mais com um capacete enquanto seca, passa os dedos pela parte de cima para o quebrar um pouco e redefine o risco lateral.


REBEL AFFAIR

Consegues dizer EXTREMO? Este look representa “rebelde dos anos 50” encontra «acabado de levantar da cama» dos anos 90. O cabelo está levantado nas pontas, parecendo que acabou de atravessar um túnel de vento. Provavelmente não é o mais adequado para o escritório, mas podes ter a certeza de que vai fazer voltar cabeças na noite. E sim, este estilo precisa de atitude e uma certa "pose" para ser verdadeiramente convincente.

Como conseguir o look:
1. Aplica gel no cabelo molhado e penteia-o uniformemente.
2. Levanta o cabelo e afasta-o do rosto enquanto usas um secador para ajudar a fixar o produto. Nota que todo o apoio tem de vir da raiz, por isso certifica-te de que aplicaste produto suficiente!
3. Deixa o cimo do cabelo secar naturalmente para conseguir uma textura mais rebelde.


WEST SIDE BOY

Uma versão estilizada do caracol sobre a cabeça de Elvis, este look masculino e rebelde está de volta em força. Os lados são praticamente quadrados, com comprimento suficiente no cimo para o caracol definido. Esta tendência tem tudo a ver com um look "cool" e descontraído.

Como conseguir o look:
1. Aplica gel directamente no cabelo húmido e distribui-o uniformemente.
2. Alisa os lados para trás e penteia a frente para cima.
3. Para criar mais volume, espera que o gel seque um pouco (ainda deve estar ligeiramente pegajoso) e depois dá mais altura ao caracol.


CASUAL SUAVE

Um styling relativamente simples, sem risco definido, e no entanto um look sofisticado que transborda charme sem esforço. Há um toque de Gregory Peck neste estilo, com os seus ângulos esculpidos e masculinos.

Como conseguir este look:
1. Aplica quantidades generosas de gel no cabelo húmido para conseguir um acabamento verdadeiramente esculpido.
2. Lembra-te de que o gel faz o cabelo parecer mais escuro; não te esqueças de aplicá-lo também na parte de trás da cabeça!
3. Penteia o cabelo junto à cabeça a partir da coroa e para baixo dos lados, antes de levantar a frente para cima e para o lado. Simples.


TEDDY BOY

Também conhecido como “Rockabilly Quiff”, esta referência ao movimento britânico dos anos 50 é tão moderna como na altura. Precisarás de um corte com muita textura e uma franja comprida para conseguir aquele caracol desestruturado e despenteado. Uma curva ligeira acrescentará um ar de rock n’roll.

Como conseguir o look:
1. Aplica gel o mais uniformemente possível no cabelo molhado.
2. Pentear ou escovar só tirará a sua estrutura natural, por isso usa as pontas dos dedos para "puxar", "pentear" e modelar o styling pretendido.
3. Deixa secar naturalmente


THE NEW MOD

Ao contrário do corte «mod» do passado, esta variação do estilo Britpop dos anos 60 é mais estruturada e lisa. Nunca passa por cima das orelhas nem bate no colarinho. O cabelo é mais fino na coroa, tornando-se mais pesado e mais escadeado perto da franja, que cobre a maior parte da testa.

Como conseguir o look:
1. Seca o cabelo com uma toalha até ficar húmido antes de usares o secador e uma escova larga para obter um acabamento liso.
2. Esfrega uma pequena quantidade de gel nas palmas das mãos e distribui-o uniformemente pelo cabelo, usando os dedos como um pente para ajudar a separar madeixas e acrescentar textura.
3. Este look precisa de muito movimento, por isso não fixes o estilo colocando demasiado produto no cabelo.


By Adriano Alonso Dias

Redes Sociais